sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Em meio a todo o catastrofismo que é falado sobre o mercado da música...

Em meio a todo o catastrofismo que é falado sobre o mercado da música e dos discos nos dias de hoje, pouco é lembrado o fato de que atualmente os artistas são obrigados a uma aproximação maior com seus fãs (mesmo que ela seja por uma tela de computador e por meio de algum assessor responsável por sua página na internet).

Mensagens para o público, diários de turnê, notícias sobre os planos futuros, tudo isso virou peça quase obrigatória no mundo pop de hoje. E, mais do que isso, como no passado nas rádios e na TV, as bandas precisam mostrar a sua música nos meios de hoje.

Por isso que praticamente todo artista, famoso, iniciante, desejoso de voltar ao topo, tem uma página no MySpace com três ou quatro músicas para audição. E isso quer dizer: deu vontade de escutar as músicas do último disco do Pearl Jam? Basta ir até a página do grupo lá.

Mais que isso, quando o seu artista favorito estiver prestes a lançar disco novo, vale a pena ficar de olho na seção de música do MySpace. Toda semana, o site promove a estréia de um novo CD em parceria com gravadoras -- Audioslave, Slayer, Foo Fighters e Kasabian são apenas alguns dos muitos artistas que debutaram seus trabalhos recentes por lá.

O TramaVirtual, um veículo brasileiro e até precursor do MySpace, faz papel similar para as bandas do país - infelizmente só para as mais ligadas ao circuito independente.

Mas esses estão entre os sites mais conhecidos. Lá fora, o cardápio é grande. Serviços como Cnet, Artist Direct e PureVolume trazem algumas opções dos nomes mais conhecidos de streaming e, vez ou outra, de download. A nova música de Norah Jones (lançada antes na internet) ou do disco "Love" dos Beatles podem ser ouvidas na íntegra (mas não baixadas) no Artist Direct.

Baixar música, aliás, fica mais fácil quando a idéia é descobrir artistas novos ou ligados ao underground. Todos estão interessados em que seu trabalho seja conhecido. Gravadoras como a Matador disponibilizam faixas de artistas que fazem a festa de fãs de indie rock.

A revista eletrônica "Salon" tem uma seção destinada a MP3s gratuitos - onde se encontra o rap do Wu Tang Clan ou o inclassificável Tom Waits e até Seu Jorge e Tom Zé.

O gênero erudito, embora com um número reduzido de opções, também aparece com o Karadar - que diz ter em seu acervo mais de 11 mil arquivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário